sexta-feira, 23 de setembro de 2011






Os poemas de Ronaldo Cagiano cobrem um amplo espectro de temas e formas, que vão do sentimento amoroso à reflexão indignada com os desmazelos do tempo presente.

Desde o mito de Sísifo reatualizado na marcha noturna de pesadelos ao noticiário sensacionalista que explora os dramas humanos como espetáculo, a poesia ainda parece resistir como um discurso às avessas, no contrapelo do embrutecimento paulatino, diário, a que todos estamos submetidos.
As feridas na consciência sempre acesa do poeta permanecem abertas e expostas ao calor da hora, num ”território labiríntico, onde a morte,/ concubina do tempo,/ como um Minotauro reciclado desafiando Dédalo,/ resiste aos fios que uma Ariadne qualquer/ em vão estica”.
O sentimento de impermanência e de precariedade ronda a poesia e exige do poeta uma tomada de posição, no sentido de enfrentamento das verdades provisórias, do ”cipoal de engodo político” e do ”aparato ruidoso do medo”, ou da ”linguagem impenetrável dos exílios”. Não há engajamento com a linguagem literária que não seja também o engajar-se com as questões que se debatem no mundo e que estão longe de serem resolvidas por cálculos e estatísticas.


Sobre o autor:
Ronaldo Cagiano nasceu em Cataguases (MG), viveu em Brasília, onde formou-se em Direito e reside em São Paulo. Colabora em diversos jornais e revistas, publicando artigos e resenhas. Publicou: Palavra engajada (Poesia, SP, 1989), Colheita amarga & outras angústias (poesia, SP, 1990), Exílio (poesia, SP, 1990), Palavracesa (poesia, Brasília, 1994), O prazer da leitura, em parceria com Jacinto Guerra (contos juvenis, Brasília, 1997), Prismas – literatura e outros temas (crítica literária, Brasília, 1997). Canção dentro da noite (poesia, Brasília, 1999), Espelho, espelho meu (infanto-juvenil, em parceria com Joilson Portocalvo,  Brasília, 2000), Dezembro indigesto (contos, Prêmio Bolsa Brasília de Produção Literária da Secretaria de Cultura do Distrito Federal 2001), Concerto para arranha-céus (contos, LGE Editora, DF, 2005) e Dicionário de pequenas solidões (contos, Língua Geral, Rio, 2006). Organizou as coletâneasPoetas mineiros em Brasília (Varanda Edições, DF, 2002), Antologia do conto brasiliense (Projecto Editorial, DF, 2003) e Todas as gerações – conto brasiliense contemporâneo (LGE, Brasília, 2006).
O sol nas feridas
Ronaldo Cagiano
Selo Dobra Literatura
Formato 14 x 21 cm
152 páginas
ISBN 978-85-63550-35-4
2011